Sobre a Revista

A Revista Missão & Culturas, vinculada às Pontifícias Obras Missionárias (POM), constitui um periódico científico dedicado ao estudo e à reflexão no campo da missão. O periódico aceita a submissão de textos inéditos em português, espanhol ou inglês, nas modalidades de artigos destinados a dossiês temáticos, artigos de tema livre, resenhas, relatos de experiências missionárias e subsídios de teologia da missão. Todas as contribuições devem estar relacionadas à temática missionária e em consonância com os objetivos editoriais da revista.

Objetivo da Revista Missão & Culturas: Desenvolver, incentivar e popularizar a reflexão, estudos, pesquisas, assessorias, eventos e publicações sobre missão e temas afins, com enfoque na universalidade.

Público-alvo: agentes de animação da consciência missionária da Igreja, bem como conselhos, obras e organismos missionários, com o objetivo de fomentar a reflexão e a formação missionária no Brasil, por meio de conhecimentos teológicos, científicos e interdisciplinares, em uma perspectiva pastoral, missionária e profética da missão ad-gentes e inter-gentes.

Princípios da revista:

  1. Reflexão teológica sobre a missão universal;
  2. Abordagem interdisciplinar, inter-religiosa, ecumênica e intercultural;
  3. Conteúdo teológico direcionado principalmente à formação de conselhos, obras e organismos missionários;
  4. Trabalho sinodal, incluindo ações em redes e parcerias;
  5. Ética nos procedimentos metodológicos e científicos;
  6. Atenção à diversidade cultural, étnica, religiosa e de gênero dos interlocutores da missão;
  7. Promoção de uma sociedade solidária, justa e fraterna, na perspectiva da universalidade;
  8. Incentivo ao ecumenismo, diálogo inter-religioso e intercultural;
  9. Acesso livre e gratuito aos conteúdos digitais, democratizando o conhecimento da teologia da missão.

Publica artigos com originalidade e relevância

A Revista Missão & Culturas aceita artigos para publicação, os quais devem apresentar pesquisas originais e não podem ter sido publicados anteriormente, nem estar sob consideração em outra revista.

Conteúdo relevante para o campo da teologia da missão e contribuir para o avanço do conhecimento na área, fortalecendo o compromisso de lideranças e organizações eclesiais com a missão.

Artigos inéditos que abordem a missão universal em diálogo com áreas como teologia, antropologia, ciências sociais e da religião, diálogo inter-religioso e intercultural, migrações, diásporas e globalização, novas formas de evangelização, ação missionária, entre outras.

Os volumes da revista são publicados em formato digital, incluindo um dossiê temático e artigos livres que tratem da missão universal.

Política de plágio: todos os artigos serão submetidos a verificadores de plágio. Semelhanças com outras publicações resultarão na rejeição do material.

Método de avaliação: os  autores(as) ao enviar aceitam as regras do presente Edital da Revista Missão & Culturas e submetem seus artigos à avaliação às cegas por profissionais especializados no tema do texto, convidados pela Equipe Editorial para essa função, a fim de garantir qualidade e imparcialidade realizada por peritos, levando em consideração a clareza, metodologia, relevância cientifica e contribuição para o campo da missão.

O acesso é livre e gratuito ao seu conteúdo, promovendo a democratização do conhecimento teológico missiológico, contribuindo para a formação e sensibilização missionária da Igreja e de seus fiéis, especialmente das lideranças.

Diretrizes para publicação de artigos:

  1. Arquivos devem ser enviados em formato Word (DOCX ou DOC);
  2. Título claro e conciso em português, espanhol, inglês;
  3. No máximo dois autores por artigo;
  4. Resumo 100 a 150 palavras, formato com letra 12 Times, em portugués, espanhol e inglês,
  5. Palavras-chave (3 a 5) em português, espanhol e inglês;
  6. O artigo deve conter, titulo, resumo, palavras-chave, introdução, desenvolvimento do tema, conclusão e referências;
  7. Formatação segundo normas ABNT e padrão acadêmico.

Tamanho de artigos

  1. Artigos: entre 4 mil e 5 mil palavras.
  2. Resenhas: máximo 1,5 mil palavras, pode ser de livros, filmes, eventos, artigos e filmes/documentários, com referências para consulta, publicados no ano em curso ou até 2 anos antes; a análise deve explicar o motivo e a importância para a teologia da missão. Terão preferências resenhas relacionados com o tema do Dossiê.
  3. Experiências missionárias como relatos e entrevistas relevantes no máximo 1,5 mil palavras.

Os trabalhos devem seguir o seguinte formato:

  1. Título: centralizado (fonte Times 14).
  2. Autoria: nome completo da(s) pessoa(s) autora(s) (fonte Times 12)
  3. Resumo: 100 a 150 palavras, formato com letra 12 Times, em português, espanhol e inglês.
  4. Biografia do autor: como nota de rodapé (Fonte Times 10), com a maior titulação (completa), titulação em andamento, se houver, instituição de origem, e-mail para comunicação. Incluir link do Lattes CNPq ou ORCID.
  5. Configuração da página: tamanho A4 (29,7x21cm); margem superior: 3 cm, inferior: 2 cm, esquerda: 3 cm, direita: 2 cm.
  6. Configuração de texto – Word for Windows 6.0 ou superior (ou similares); fonte: Times, corpo 12, espaçamento 1,5.
  7. Citações e notas: as referências precisam ser incluídas no corpo do texto (autor, data, página) e as notas explicativas em notas de rodapé (porém, evitar ao máximo). As ilustrações, quadros e gráficos precisam ser incluídos no texto. Citação literal: até três linhas, entre aspas, no corpo do texto - (Le Goff, 2003, p. 25). Citação literal maior que três linhas: destacado do texto, recuo 4 cm, sem aspas, espaço simples, fonte Times 10, terminando na margem direita do texto, com o mesmo modelo de citação - (Le Goff, 2003, p. 25).  Citação de Citação (ou Citação Indireta de Citação): indicar a fonte original e intermediária na referência. Exemplo: Segundo Jones (2015, citado por Smith, 2018) “Citação”.

Referências

Deve seguir rigorosamente as normas ABNT

  1. Livro: ÚLTIMO SOBRENOME, nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Exemplo: TORRES, João Camillo de Oliveira. História das ideias religiosas no Brasil. São Paulo: Grijalbo, 1968.
  2. Capítulos de livros: ÚLTIMO SOBRENOME, nome do autor. Título do capítulo. In: ÚLTIMO SOBRENOME, nome do autor do livro. Título do livro.  Local de publicação: Editora, ano de publicação. Exemplo: MARIZ, Cecília Loreto. Catolicismo no Brasil contemporâneo: reavivamento e diversidade. In: MENEZES, Renata; TEIXEIRA, Faustino (Orgs.). As religiões no Brasil: continuidades e rupturas. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 53-68
  3. Artigo científico: SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Ano de publicação. Volume e número. Número de páginas. Exemplo: ORO, Ari Pedro. O atual campo afro-religioso gaúcho. Civitas, Porto Alegre, v. 12, n. 3, p. 556-565, 2012. Se o artigo for eletrônico, acrescentar: Disponível em _____. Acesso em: _____.
  4. Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Tese ou dissertação, categoria (área de concentração). Instituição, Local, ano da defesa. Exemplo: BITENCOURT, Circe Maria Fernandes. Pátria, civilização e trabalho: o ensino nas escolas paulistas (1917-1939). São Paulo, 1988. 180 f. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
  5. Artigos em jornais: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do jornal ou revista. Data. Setor. Página. Exemplo: LOPES, Reinaldo José. 1 ano de Francisco. Folha de S. Paulo, 13 mar. 2014. Mundo, p. A14.
  6. Site: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: link de acesso. Acesso em: data de acesso. Exemplo: BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Sociedade da informação no Brasil. Brasília: MCT, 2000. Disponível em: <http://www.socinfo.org.br/livro_verde/ download.htm>. Acesso em: 21 fev. 2015
  7. Redes sociais: ÚLTIMO NOME, Primeiro nome (ou o nome da empresa). Texto da publicação. Cidade, dia, mês. ano. Nome da rede social: @nome de usuário. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.
  8. Podcast: NOME DO PODCAST: título do episódio. Entrevistado: nome do entrevistado. Entrevistador: nome do entrevistador. Local: produtora, dia, mês e ano. Podcast. Disponível em: link do podcast. Acesso em: data que você acessou.
  9. Filme ou série: Título (Primeira palavra em CAIXA ALTA). Diretor/produtor. Local: Produtora, ano. Disponível em: link do vídeo. Acesso em: data.

Ficha Bibliográfica

  1. Título: Revista Missão & Culturas
  2. Publicação: Pontificas Obras Missionárias
  3. Periodicidade: Semestral
  4. Áreas de atuação: Missiologia, Teologia, Bíblia, História, Ciências da Religião, Antropologia, Sociologia, Psicologia.
  5. ISSN: 3086-0903