Primeirear o anúncio da esperança no mundo atual

Autores

Palavras-chave:

esperança, missão, primeirear

Resumo

O artigo se insere no contexto do Jubileu da Esperança, propondo a contribuição ampla da teologia “em saída”. O objetivo do artigo é destacar a comunidade como missionária da esperança, e a necessidade de primeirear e sair em direção ao mundo. Tomar a iniciativa missionária será se envolver, acompanhar, frutificar e celebrar cada gesto concreto de esperança no mundo atual. Essa atitude provoca a Igreja a repensar a sua atuação missionária e pastoral como anunciadora e construtora de pontes de esperança. A proposta possibilita caminhos “em saída” o seu modo de proceder, de encontrar os caídos nas periferias reais e existenciais (Bíblia, Lc 10, 25-36). Considera-se necessário para a Igreja “em saída” o seu campo de missão no mundo, com todos os que sofrem a falta das obras de misericórdia para sobreviver. É preciso sair da pastoral de conservação para a pastoral missionária, possibilitando a lógica da alegria e da esperança no mundo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Bordignon-Meir

Doutorado em Teologia pela PUC-Rio. Membro do Grupo de Pesquisa “Ecologia Integral e arquitetura do cuidado ecumênico” (CNPq). Presbítero missionário na Arquidiocese de Porto Velho, RO.

Downloads

Publicado

09-07-2025

Como Citar

Bordignon-Meir, A. L. (2025). Primeirear o anúncio da esperança no mundo atual. Revista Missão & Culturas, 1(1), 37–46. Recuperado de https://revista.pom.org.br/index.php/ojs/article/view/6