Uma missão sinodal até os confins do mundo

Cruzar fronteiras levando a Esperança e a Alegria do Evangelho

Autores

  • Memore Restori

Palavras-chave:

ação missionária, confins do mundo, esperança, igreja local

Resumo

O artigo que apresentamos pretende fazer uma releitura dos dois últimos eventos missionários: o 5º Congresso Missionário Nacional 2023 e o 6º Congresso Americano Missionário 2024, tendo como referencial o Sínodo da Sinodalidade 2024 e a Proclamação do Jubileu 2025. Esses dois eventos missionários foram um convite para discernir sobre os sinais dos tempos e responder, adequadamente, aos novos desafios para a Ação Missionária. Hoje, ir até os confins do mundo não pode ser mais compreendido como simples deslocamento geográfico; e sim, uma saída missionária rumo às realidades mais extremas e situações humanas de confins. E isso foi o grande desafio apontado para a Igreja local: saber conjugar missão “ad intra” e missão “ad extra; isto é, missão local e universal. Perante os desafios trazidos pela hipermodernidade o (a) missionário (a) precisa ter constante atualização missiológica, profunda experiência de Deus, entender que as angústias dos homens são também dos discípulos de Cristo e se deixar conduzir pelo Espírito Santo, o Agente principal da Evangelização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Memore Restori

Mestre em Teologia da Missão pelo Instituto Teológico São Paulo; leigo graduado em Filosofia e Teologia. Assessor de missiologia. Autor do livro: A missão no Vaticano II.

Downloads

Publicado

09-07-2025

Como Citar

Restori, M. (2025). Uma missão sinodal até os confins do mundo: Cruzar fronteiras levando a Esperança e a Alegria do Evangelho. Revista Missão & Culturas, 1(1), 23–36. Recuperado de https://revista.pom.org.br/index.php/ojs/article/view/5